terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia Mundial do doador de sangue

Boa tarde pessoas!!

Hoje é o dia mundial do doador de sangue. Em várias partes do mundo foram realizadas comemorações e consientizações para essa data.
Já expliquei o processo em uma postagem, se alguém quiser ver novamente.
Doar é um gesto de amor, humanidade, independente do que for doado.
E mais uma notícia:
" Ministério da Saúde amplia faixa etária de doadores de sangue
Jovens entre 16 e 17 anos e idosos com até 67 anos poderão doar sangue. 
Expectativa do governo é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil.
Do G1, em Brasília

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de doadores de sangue, permitindo que jovens entre 16 e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - e idosos com até 67 anos, 11 meses e 29 dias possam doar sangue. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade.

Foi publicada na edição desta terça-feira (14) do "Diário Oficial da União" uma portaria com o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. Além de ampliar a faixa etária de doadores, a portaria estabelece que o limite para a primeira doação é de 60 anos.
A portaria traz ainda um conjunto de diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue.
Com as mudanças, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 3,5 milhões de bolsas por ano. Esta quantidade é considerada suficiente pelo Ministério da Saúde, que pretende atingir o padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 3% da população. Segundo o ministério, 1,9% dos brasileiros são doadores. Em 2012, a meta do ministério é atingir a doação de 4 milhões de bolsas.

Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. De acordo com o ministério, a decisão de ampliar a faixa etária está relacionada também com a  tendência de crescimento da expectativa de vida da população brasileira.
 
Saiba o que diz a nova portaria sobre doação de sangue
Faixa etária
Antes, apenas pessoas entre 18 e 65 anos podiam doar sangue. Agora, é possível doar entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas de 16 e 17 anos podem doar com consentimento dos responsáveis. No caso de pessoas abaixo de 16 anos e acima de 68 anos, o médico pode analisar em casos "tecnicamente justificáveis".
 
Peso
O peso mínimo para doação de sangue se mantém em 50 quilos. No entanto, agora é possível que pessoas abaixo do peso doem após avaliação médica.
 
Orientação sexual
A portaria estabelece que a orientação sexual não pode ser usada como critério na seleção de doadores.
 
Fonte: Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos"


 Fonte
Voluntários formam em Genébra, Suíça, uma gota de sangue. Imagem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário