sexta-feira, 26 de novembro de 2010

12 passos para reduzir seu resíduo

Boa tarde!

Ainda falando da Semana Mineira de redução de resíduos, os doze passos para reduzir seu lixo:

"1. Carregar sempre com você ou em seu veículo sacos, sacolas ou caixas reutilizáveis, eliminando o uso de sacolas plásticas.

2.Recusar publicidade impressa distribuída nas ruas ou aquelas distrubuídas pelo correio
3. Evitar o desperdício de alimentos, fazendo ou comendo apenas o necessário para satisfazer a sua fome, procurando fazer o aproveitamento integral dos alimentos (cascas, sementes polpas etc.).
4.       Comprar produtos não perecíveis acondicionados em embalagens maiores, evitando o uso de mais embalagens para o mesmo produto (exemplo: 1 garrafa de 1 litro, no lugar de 2 de 500 ml).
5.       Comprar produtos recarregáveis, mais ecológicos, (produtos que permitam o uso de refil, como detergentes e sabonetes líquidos etc.).
6.       Não usar a água para "varrer" as calçadas e ruas ("vassoura hidráulica").
7.       Limitar o uso de impressoras (imprimir apenas o necessário, sempre frente e verso, corrigindo o texto antes de várias versões).
8.       Fazer compostagem. (Já ensinei uma técnica aqui)
9.       Dê preferência aos produtos que não utilizem pilhas ou, quando não for possível evitar, utilize apenas pilhas recarregáveis com garantia de procedência.
10.    Reformar a roupa fora de uso ou "encostada", troque com amigos e parentes ou passe-a adiante para novo uso.
11.    Pedir emprestado ou alugar as ferramentas e produtos que não sejam indispensáveis para o seu uso diário.
12.    Não descarte aparelhos eletro-eletrônicos (aparelhos de som, celulares, computadores, televisores etc.) sem que seja realmente necessário. Caso o aparelho apresente defeito, priorize o seu concerto ou passe-o para uma nova utilização."
Texto tirado daqui.

Bom trabalho a todos!
Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário