domingo, 14 de julho de 2013

Criatividade ecológica brasileira

Olá pessoal!

Lendo essa reportagem sobre a criação de um sistema para economizar combustível e preservar o meio ambiente ajuda o carro a melhorar o desempenho. Acompanhem trechos:
Álvaro Augusto de Oliveira, 55 anos, economista, que mora em Rio Branco desde 2007, percebeu que possuía um gasto alto com combustível, a partir dai começou a pesquisar formas para diminuir os custos que estava tendo.
"Descobri que durante a Segunda Guerra Mundial, quando os ingleses estavam no deserto na África, tinham dificuldade de ter acesso a combustível, principalmente para avançar das linhas alemãs. Com isso, projetaram um sistema com caixas herméticas onde se produzia o hidrogênio a partir da água. Fiquei curioso, pois falava em anodo, catodo, que são as placas que através do choque na água, revertiam a equação de duas de oxigênio para duas de hidrogênio. Pesquisando mais a fundo, descobri formas de fazer com que isso saísse da teoria e fossa para a prática".
Álvaro instalou em seu veículo o que ele denomina de "um conjunto coerente de partes, coordenadas entre si, produzido com plástico, peças de aço inoxidável e fios."
"Um compartimento recebe a água. O sistema é composto desse compartimento, de um reator onde a água passa através dele e sai no vácuo em forma de duas de hidrogênio e uma de oxigênio. Pode-se ver que formam algumas bolhas de hidrogênio, que fazem com que adicionado à gasolina, ele maximize a octanagem do combustível, ou seja, aumente a potência da queima e proporciona uma combustão completa da gasolina, sem deixar resíduos como ocorre em muitos carros, que você aquela fumaça preta".
"O sistema foi construído pelo próprio economista, que diz ter investido algo em torno de R$ 3 mil, adquirindo as peças necessárias em mercados diversos. 'A água utilizada pode ser da chuva, que é isenta de cloro. Pode ser também do ar condicionado. É uma água que tem a condutividade perfeita. Coloco cerca de meio copo de água a cada 500 km."
Montana Acre 2 (Foto: Duaine Rodrigues/G1)

"Augusto diz ainda que o carro aumento consideravelmente a potência, consumindo menos combustível e poluindo menos o ambiente. Além disso, ele garante que o sistema proporciona o prolongamento da vida útil da vela do motor, assim com também do óleo.
"O economista declara que não pretende patentear suas criações. Por ele, produtos como esses devem ser socializados com todos pensando no futuro do planeta. 'O ideal é que todo mundo use. A poluição do meio ambiente é muito grande, então temos que socializar isso com as pessoas, democratizar ao máximo porque o planeta é nosso e de nossos filhos. Não adianta querermos pensar só no lado financeiro da coisa, querer só ganhar dinheiro e acumular cada vez mais riqueza. Daqui a pouco a gente morre a poluição continua'. justifica."
É muito bom ver que existem pessoas que tem boas ideias e ainda as compartilham sem cobrar por isso.
Reportagem completa nesse link.
Beijão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário